quarta-feira, 28 de março de 2018

Anotaçoes - "Deixa a alma de vigia..."

Há, no cancioneiro português, uma belíssima letra que toca os sentimentos. Trata-se da música "O Pastor", que conheci na voz de Roberto Leal. Aqui, nesse link, ela está na voz do grupo Madredeus. Vale a pena ouvir!
Na canção, impera um pensamento de característica budista, que se refere à questão da transitoriedade da vida: "... ninguém volta ao que já deixou...". É normal que fiquemos olhando para trás, quando estamos nos sentindo meio perdidos em relação às trilhas da vida; parece-nos, na confusão dos sentidos, que queremos encontrar, lá atrás, escondida em algum caminho, alguma resposta para os nossos descaminhos. Não vamos encontrar... ninguém volta ao que já deixou!
E onde é que estariam as respostas?
A letra aponta-nos uma pista interessante... Na fantasia!
Que não se enganem os críticos de plantão. Não estamos falando da fantasia desvinculada das instâncias racionais. A palavra "fantasia", aqui, está relacionada, justamente, às variáveis das percepções... de sabermos estar despertos para o que está acontecendo ao redor. E, na extensão, de aprendermos a ter esperanças. Percebam esta quadra da música: "Ao largo ainda arde / A barca da fantasia / O meu sonho acaba tarde / Deixa a alma de vigia...".
Não deixem de ouvir a música... E deixem aguçada a reflexão para essa letra impressionante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário