quarta-feira, 7 de março de 2018

Anotações - O Saber

A busca do saber é a identidade do conhecimento.
Percebo, e muito, em minhas caminhadas, o quanto muitas pessoas querem saber. Saber usar uma ferramenta, saber desenvolver uma ideia, saber relacionar-se com seu público ou clientes etc.
Mas a questão maior é que, circundando essa busca do saber, há sempre um princípio mágico - consciente ou inconsciente - que vai propiciar a materialização do saber. Basta querer saber que o saber acontece... Bom, não é exatamente assim.
A busca do saber, seja ele direcionado a qualquer aprendizagem, relaciona-se com os processos de aquisição de conhecimento. Só para rememorar, transformamos algo em conhecimento quando nos detemos na necessidade de aprender e vinculamos à questão todas as informações que pudermos apreender sobre ela. Apreender e aprender!
Veja que há um sistema: busco informações, detenho informações, transformo informações em conhecimento, sei.
Então, não há mágica. Esse caminho aí exposto, com simplicidades, acima, na verdade é um emaranhado cheio de esforços e determinação. Todo esse caminho vai exigir de nós grande e extensa determinação.
Saber, assim, implica em movimentos obstinados e críticos de processamento das informações que recebemos, cotidianamente... Desnecessário dizer que precisamos estar atentos a esse rumo dos cotidianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário