segunda-feira, 12 de março de 2018

Educar para a vida

O tema abordado aqui, na semana passada, de educar para o presente, levou-me a uma máxima sempre falada nas Escolas: é preciso educar para a vida. Está sempre nos discursos e falas prontas. O que são dissonantes são os comportamentos práticos.
A vida exige de nós habilidades e atitudes que vão estar, na maior parte das vezes, relacionadas à capacidade de resolver prontamente algumas dificuldades emergenciais, com relevado equilíbrio emocional e notado protagonismo. Não tenho certeza de que nossos alunos estão sendo preparados para isso.
Lamentavelmente, os espaços escolares, salvo exceções pontuais, ainda tratam os estudantes de forma a treiná-los para o resultado quantitativo de algum teste ou exercício conceitual. É uma pena - alguns estudantes, e pais ou responsáveis, atribuem a esse valor apurado toda sorte de consequência para o futuro. E é aí que se mensuram as notações para a determinação do bom ou mau aluno. Nota alta é símbolo de o aluno ser aplicado; nota baixa é determinante para que o aluno seja alijado do panteão dos merecedores dos louros.
E vem a vida, implacável e realista como ela só, e mostra outras possibilidades. O jovem que era marginalizado - segundo aqueles conceitos quantitativos -, ganha algum tipo de oportunidade e agarra a ela com todas as suas forças e conquista algum tipo de prestígio; aquele que se destacava em todas as nuances valorativas da escola pena para entender, justamente, esta relação das oportunidades... As oportunidades não aparecem explicitamente, é preciso estar em percepção com o ambiente para visualizá-las; e aí, mover habilidades para saber aproveitar estas oportunidades.
Perceba que foi dito assim: é preciso estar em percepção com o ambiente para visualizar as oportunidades. E, a partir daí, preparar-se com habilidades e competências, nem sempre precisas, para resolver as tomadas de decisões que se relacionem com aquelas oportunidades.
Veja que é preciso um pouco mais do que os treinos técnicos e repetitivos para acertar uma alternativa dentre outras. É preciso educar para a vida.







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