segunda-feira, 26 de março de 2018

Ficar e permanecer de pé

Há muito vento por aí, disse-me o professor, e diante das tempestades, é esperado que caiamos a cada levantar de poeira... Estamos frágeis, na verdade. O que diferencia, na escala do desenvolvimento pessoal, é o quanto conseguir ficar de pé... E permanecer assim!
Quando somos responsáveis pelos processos de evolução das pessoas - incluídos aí os educadores e os líderes corporativos -, temos que dizer sobre isso e fazer da nossa fala um encaminhamento pedagógico: não importa quanto há de tempestade, é preciso ficar e permanecer de pé.
É preciso revestir-se de força nova para aguentar os dissabores... que não serão poucos. É preciso descobrir energias escondidas para resistir às quedas. É preciso encontrar determinação para vencer as escuridões.
Quando estamos trabalhando para facilitar o processo de desenvolvimento de alguém, os mantras são esses... E o discurso sempre constante - e persistente - é o de fazer com que eles se descubram poderosos.
E não há enganação aqui: ficar e permanecer de pé são os únicos caminhos da evolução. É só assim que nos descobrimos capazes de vencer todas as barreiras que vão surgir.
Vai dar trabalho, é bom que se diga logo. Vencer os ventos é tarefa estafante e, se não estivermos preparados, lá pelas tantas, vai ser tentador que se desista de tanto esforço. Por essa razão é que muitos ficam pelos caminhos, caídos pelas tristezas das trilhas.
Afastemo-nos, pois, das tristezas das trilhas.
Afastemo-nos, também, do desânimo que os caminhos de alguns rumos, certamente, vão nos apresentar.
Afastemo-nos, ainda, dos pensamentos cinzas que nos empurram pelas ladeiras.
É preciso apegar-se à esperança dos pensamentos bons. E dos caminhos bons. E das companhias boas. E que tenhamos a devida competência para julgar o bom nos pensamentos, nos caminhos, nas pessoas. Isso porque, certamente, além dos ventos e tempestades, seremos também impelidos à queda pelos juízos errados que fizermos nas tais trilhas... Competência, talento, habilidade e preparo deverão ser nossas cartilhas. Cuidemos disso!
E, toda vez que ficarmos e permanecermos de pé, na vitória ante às vicissitudes, que saibamos comemorar o triunfo que deverá nos manter nessa missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário