sexta-feira, 9 de março de 2018

Anotações - A questão dos vínculos

O estabelecimento de um vínculo sólido, que garanta maior efetividade nos aspectos relacionais, deveria ser o objetivo de todo profissional que lida com gerenciamento de pessoas ou de ideias. É quando se constata um maior cuidado na observação do outro que todas as dificuldades se esvanecem.
Percebam que estou relacionando o conceito de vínculo aos cuidados na observação do outro. É aqui que moram os problemas. Vivemos um momento social de desconexão em relação à percepção do outro e aos sentidos de alteridade.
Há um movimento crescente de individualidade e de individualismo. E os vínculos, quando existem, são justificados pelas relações de conveniência ou por algum tipo de aproveitamento.
A ideia de vínculo está na compreensão de um senso de coletividade. Fazemos todos parte de um movimento que deveria ser geral - e que toda e qualquer ação resulta em uma consequência que envolve todos dessa coletividade.
Estabelecer vínculos, por assim dizer, compreende, exatamente, essa percepção: estamos juntos. E, para isso, é preciso que aprendamos a nos despir das nossas verdades e dos nossos barulhos para a busca de uma conexão coletiva mais forte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário