quarta-feira, 21 de março de 2018

Anotações - Sobre luz e escuridão

Pesquei a frase em um dos programas de televisão a que estava assistindo recentemente: "É preciso de um pouco de luz para vencer qualquer escuridão; mas é preciso muita escuridão para vencer a luz.". Tangenciando o simbolismo filosófico que ela encerra, a ideia de luz e escuridão é emblemática para entendermos o caminho de racionalidade a que nos propomos.
A metáfora da luz diz respeito ao conhecimento, o quanto podemos enxergar do que se descortinar à nossa frente; na oposição, a escuridão remete ao simbolismo do desconhecido, do que está por vir, do que não sei.
Transitar da escuridão para a luz é o caminho natural da nossa evolução, no que diz respeito à construção do conhecimento.
Mas a metáfora não precisa ser só referente ao conhecimento. Pode ser associada, também, às intercorrências emocionais que nos abatem. Quando estamos desanimados ou entristecidos por qualquer questão, vivemos como em um espaço de escuridão; quando nos motivamos, parece que uma luz acendeu-se nos caminhos.
Viver entre luz e escuridão está no aspecto natural da vida. O que é interessante, a partir da frase, é perceber que basta um pouquinho de luz para vencer qualquer tamanho de escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário