quarta-feira, 14 de março de 2018

Anotações - O mito do herói

Os conceitos de preparo e determinação, significativos no processo de desenvolvimento pessoal, guarda uma referência simbólica com as questões do mito do herói. Não os heróis dos filmes e revistas, dotados de algum super-poder e com a missão de salvar o mundo.
Do ponto de vista mitológico, o herói é um ser quase sempre comum, que se vale da coragem e da determinação, para realizar um objetivo, sem o qual sua vida não teria significado. E que não se contenta com essa realização, e logo vai estar imbuído de outra missão qualquer.
O engraçado é que somos assim. Desde o momento que saímos de casa (a ida para a Escola, pela primeira vez; a saída para a rua; o cotidiano do trabalho etc.), representação mítica do herói, estamos impelidos à realização de uma missão qualquer. Às vezes, simples; outras vezes, estafantes... O certo é que essas missões exigem de nós um comportamento quase geral de determinação e preparo. Em alguns momentos, até receberemos algum tipo de ajuda ou de mediação para nos acompanhar nessa missão, mas é inevitável que estejamos sozinhos, em quase todo o percurso, para o alcance dos objetivos.
Aproximamo-nos muito do que é visto no mito de formação do herói para o caminhar dos nossos propósitos. Seria interessante, então, que aprendêssemos, fundamentalmente, os princípios da determinação e do preparo nas trilhas da evolução, para que os objetivos sejam vistos, também, como conquistas sem as quais a vida não teria significado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário