sexta-feira, 2 de março de 2018

Anotações - Do sentido da palavra "Pedagogia"

Nós, que trabalhamos com a Educação, confrontamo-nos, milhares de vezes, em nosso cotidiano, com a palavra pedagogia. Tanto, que, às vezes, nem prestamos atenção direito em seu sentido geral. Ou, então, associamos o seu sentido, apenas, com as referências profissionais.
Há, na etimologia da palavra, uma reflexão que precisa ser feita. Formada por radicais gregos, a palavra guarda em si uma representação fantástica: conduzir a criança... Ora, simbolicamente, o ato de conduzir a criança pode ter referência à prática dos esforços, movimentos e atitudes que levem ao desenvolvimento da criança. Conduzir não representaria, apenas, o movimento físico, mas um conjunto de ações e de posturas que favorecessem a positividade desse caminhar.
Esse, o sentido da palavra "pedagogia" que me interessa. Um conjunto de reflexões, ações, posturas e atitudes que favoreçam a positividade nos rumos do desenvolvimento pessoal. Tanto para o outro, quanto para mim mesmo. Meus movimentos devem ser assim, por dizer, pedagógicos. Todo o meu dizer deve estar orientado para esse objetivo.
E assim, transcende o universo profissional. Não terei atitudes pedagógicas apenas no momento em que sou professor nos espaços escolares... Minhas atitudes estarão imbuídas desse fator o tempo todo: em casa, com os meus filhos; nas relações sociais; nos meus objetos de estudos e pesquisas; nos relacionamentos próximos ou não; nas correspondências com o meio ambiente ou com os espaços em que transito; no respeito a tudo o que é adverso a mim... e assim por diante.
Trazer o conceito da palavra "pedagogia" a um patamar mais global não só amplia o seu sentido, mas amplia, também, o valor da palavra "educar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário