sexta-feira, 11 de maio de 2018

Anotações - Ainda a lição de casa: a questão do sentido e do significado

Na outra publicação desta semana, fui de novo crítico em relação à prática da lição de casa.
Apesar de ser repetitivo, vou dizer,  mais uma vez, que não sou contrário a essa prática, assim sem mais, nem menos.O que me incomoda é a constatação, via de regra, de um conjunto de atividades sem sentido e sem significado.
É preciso que os professores percebam que o envolvimento dos alunos, em qualquer atividade - incluída aí a lição de casa -, vai ser muito mais representativo quando eles atribuírem um significado e um sentido à tarefa. Não só o envolvimento, mas também o propósito da tarefa em si.
As ideias de sentido e de significado precisam ser melhor pensadas. Tanto uma referência quanto a outra acabam sendo, via de regra, de caráter individual; está na essência de cada um atribuir a uma variável um elemento de sentido. Cada pessoa, ao olhar para um referente, vai dimensionar uma personalizada instância de significado, conforme suas vivências e experiências. Nesse caminho, poderíamos dizer desses elementos como algo que está na individualidade do ser humano.
Se entendermos assim, alguém pode dizer, então, da grande complexidade que é pensar nestas relações quando tudo o que se quer é atribuir uma lição de casa.
Desenrolemos o carretel... Uma lição de casa, ideologicamente, tem uma função: a de fazer os alunos treinarem os conceitos aprendidos para que estes se tornem elemento de apreensão. Ora, é importante que algo seja apreendido por constituir-se elemento de desenvolvimento do ser humano. E cada ser humano constrói particularmente um caminho de desenvolvimento; nesse rumo de construção é que se desenham as relações de sentido e de significado aos elementos de apreensão.
Para qualquer desempenho, o sujeito se vale de suas vivências para a realização positiva do que se quer fazer. É assim com a lição de casa. Ou deveria ser.
Como os professores devem conhecer os alunos, fica fácil pensar que eles - os professores - conseguiriam preparar lições de casa com muito mais significação. Mas não é isso que vemos. Então, algo está fora da ordem.
Como o assunto não está esgotado, estabelecemos, aqui, uma pausa, para reflexão. Qualquer hora dessas, voltamos ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário