quarta-feira, 9 de maio de 2018

Anotações - Mais ainda sobre a lição de casa

Vai, aqui, mais um pouco da minha jornada crítica sobre a lição de casa... Na verdade, e para que não me julguem mal, o problema não é o da lição de casa em si; as razões maiores são a descontextualização e a falta de significado.
Se você é pai atento e tem filhos nessa lida, já deve ter passado por isso: ele, debruçado nos cadernos, cheio de boa vontade, resolvendo um problema de Matemática que envolve senos e cossenos, e lança a pergunta cruel: "Pai, onde eu uso cálculos de seno?...". 
E olha que a Matemática é uma ciência fantástica, está presente em tudo o que vivemos.
Ou, ainda, resolvendo uma questão de Literatura - aí, sim, a minha praia... -. "Pai, ajuda aqui: o que o autor quis dizer com esse trecho??...". Fico me remoendo por dentro e dá vontade de responder de pronto: "Sei lá o que o autor quis dizer!". Quando em contato com algum texto literário, o que é importante de fato é o que sentimos - ou o que entendemos - daquela leitura. E aí, não tem resposta certa, nem errada.
No caso da Matemática, é óbvio que há uma resposta lógica para aquela questão. E seria muito mais interessante se os professores discutissem isso com os alunos.
Quando os alunos percebem significado no que estão fazendo, certamente, o interesse e o envolvimento serão muito mais positivos. Cabe ao sistema escolar, ainda que dê trabalho, fazer acontecer as relações de significado ao que se expõe nas aulas e atividades.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário