segunda-feira, 14 de maio de 2018

Informação - A base do conhecimento

No caminho de busca do desenvolvimento, seja em que nível for, é importante que estejamos atentos à captação das informações de que necessitamos para desvendar os rumos que pretendemos seguir.
Em qualquer direção que pretendamos levar as nossas trilhas, sempre, a nossa principal munição vai ser a informação.
Lembremos todos que a informação é a base do conhecimento, objetivo final das nossas linhas de desenvolvimento. Estaremos em evolução à medida em que conseguimos transformar todas as informações (e serão muitas!) que nos chegam em conhecimento essencial para transformar a nossa essência.
Em assim sendo, uma especial atenção deverá ser dada aos ditos processos de captação das tais informações.
Repare bem ao seu redor, em nível caseiro. Uma série de saberes já se constituiu em seu ser. O tempo que o farol leva para fechar aos pedestres; os horários da condução, se depende de transporte público; o histórico de trânsito em sua região; a mão das ruas em que você trafega; as pessoas com quem se encontra no cotidiano... E assim por diante. Uma série de informações que, por uma razão ou por outra, foram processadas a contento em sua interioridade. Esse processamento de informações transformou-se em conhecimento e isso lhe deixa um pouco mais tranquilo no dia a dia. Porque esse conhecimento gerou uma vivência que lhe deixa seguro no desenrolar de sua vida.
A percepção daquelas informações foi gerada por alguns mecanismos naturais de apreensão dos caminhos. Algumas foram absorvidas pela monotonia do cotidiano; outras foram buscadas em uma trilha de proatividade, talvez para resolver algum problema que surgiu.
A partir da constatação dessas duas mãos, as informações devem ser buscadas o tempo todo. Mesmo que sejamos alcançados por elas, de uma forma passiva, nem sempre haverá uma passividade ali... Lembremos, também, que o desenvolvimento da percepção frente a qualquer estímulo externo será, grosso modo, um exercício consciente - e constante - de estarmos antenados ao que nos é exterior. Assim, estejamos em modo passivo ou em modo ativo, o entendimento das informações do que está ao nosso redor é o movimento principal das experiências que vivemos.
Ainda que precisemos, em última instância, dominar os conceitos de transformação delas em conhecimento, a percepção das informações de tudo o que está ao nosso redor é o ponto fundamental de partida para todas as escalas de evolução a que pretendemos alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário