sexta-feira, 18 de maio de 2018

Anotações - Psicologia positiva

Uma vertente da psicologia tem sido muito interessante nas referências de análises do processo de desenvolvimento pessoal: a psicologia positiva.
Não vou me preocupar, aqui, em conceituar teoricamente suas bases, que me perdoem os amigos psicólogos. Antes, vou me enveredar por lançar propósitos de reflexões sobre seus fundamentos.
Já reparou quantas vezes seus pensamentos tornaram-se seus próprios inimigos, lançando nuances de inseguranças ou de desconfiança em suas competências? E, nesse caminho, criando incertezas onde elas não existem.
Nossos pensamentos podem isso! É quando nos enfraquecemos diante de todas as dificuldades por que passamos. Alguns deles declaram, sem cerimônias, o quanto somos incapazes de prosseguirmos por aqueles rumos.
A natureza do cuidado com esses instantes de descréditos mentais é a base dos princípios da psicologia positiva. É preciso estarmos atentos aos caminhos de nossos pensamentos para que descubramos maneiras de diagnosticarmos, devidamente, os nossos pontos fortes e fazermos deles a resistência aos desequilíbrios mentais que vamos enfrentar.
Não se preocupe com o raso desta reflexão... Vamos voltar várias vezes a esse assunto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário