segunda-feira, 21 de maio de 2018

Evolução pessoal

O tema da evolução pessoal é um dos tópicos constituintes da publicação desse canal. A reflexão de como se processa essa ideia de desenvolvimento é interessante.
Quando nos colocamos nos caminhos em que nossa vida avança, estamos processando esse rumo, o da evolução. Conforme o direcionamento de cada um, esses caminhos vão se dimensionando para maior ou menor grau de avanço.
Temos  que perceber que cada pessoa tem um ritmo diferente para esse caminho. E é preciso que todos respeitemos esse diferencial de ritmos. Até porque esse diferencial é resultante das características intrínsecas de cada sujeito.
Cada indivíduo formou-se (e forma-se) a partir de um conjunto de vivências particulares, de experiências próprias e de competências e habilidades individuais. Ainda que consigamos agrupar as pessoas em séries específicas, mesmo dentre dessas séries cada sujeito vai constituir-se segundo especificidades próprias.
É importante que tenhamos em mente sempre essa premissa. Quando estivermos pensando em nossa própria evolução, esse conceito serve para nos entender como uma individualidade... E também será assim para quando estivermos apreciando o outro: também como uma individualidade, ele terá tido suas experiências e vivências, que representam o seu espaço de desenvolvimento.
Para pensarmos o processo de evolução pessoal, temos que pensar nesse pressuposto de particularidades: cada um vai alcançar seus rumos de desenvolvimento segundo suas trilhas de vivências formativas.
Também temos que ampliar o conceito de "vivências formativas": elas não são apenas constituídas de instâncias acadêmicas e instrucionais. Toda variável que nos promove, de alguma forma, faz parte desse tópico, como é o caso das competências emocionais, relacionais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário