Buscar um processo de trabalho pedagógico, em que se vislumbre uma referência de educação para a cidadania, é um dos temas modernos amplamente discutidos para uma positividade no desenvolvimento humano.
A compreensão da Educação como caminho de aprimoramento para a cidadania pode ser uma variável de entendimento de redimensionamento do trabalho pedagógico, observando-o como elemento de transformação do ser humano - do cidadão -, em busca de uma sociedade mais equilibrada e justa em seus conceitos.
A Educação é a instância que tem a primazia de provocar essa transformação na sociedade - a reformulação das condições do cidadão, sujeito com direitos e obrigações conceituados e definidos. Na definição desses tópicos, fica mais substanciosa a busca dos caminhos em que se estabeleçam direitos, obrigações e participações do cidadão na construção de um território mais humano e pontilhado de realizações positivas.
A cidadania é a base do desenvolvimento pessoal - o sujeito tem o seu lugar na sociedade; e, com essa sociedade, correlaciona-se com obrigações e direitos -... A Educação precisa colocar a cidadania em seu projetos de ações pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário