terça-feira, 8 de setembro de 2015

Anotações - Trabalho com Origami

Recentemente, participei da programação da Virada Sustentável, com duas atividades relacionando a arte de dobrar papel com variáveis de construção... foi interessante!
A utilização do origami como referencial lúdico e de desenvolvimento pedagógico já foi bastante estudado, acredito. A arte de dobrar papel possibilita uma gama variada de benefícios - desde exercícios de criatividade, passando pelo desenvolvimento da coordenação motora fina até trabalhos de concentração e de integração social.
A instauração de espaços em que os participantes experimentam possibilidades de criação e de contemplação estética - aqui, neste caso, a partir do trabalho com o papel - guarda em si uma variável de alcance muito significativo.
Penso que poderia ser uma atividade a ser incluída na programação das escolas, de uma forma efetiva e tranquila. Mesmo que, a princípio, seja em caráter recreativo, tenho convicção de que todos sairiam ganhando.
O origami permite uma série de variáveis pedagógicas positivas e pode ser incluído nas mais variadas estruturas curriculares: área de linguagens, de artes, de matemática, de ciências, geografia etc. Basta um pouco de experimentação por parte do professor; a matéria prima é o papel (de revista, de jornal, sulfite etc), o que, de saída, vislumbra uma discussão muito boa sobre a questão da reciclagem e do reaproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário