quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Anotações - Experimentação

Algumas matérias, em publicações especializadas sobre Educação e Desenvolvimento Pessoal, estão chamando a atenção para a referência de tornar o participante alguém que se proponha a fazer, a realizar algo.
Tangenciando esse pressuposto - o de realizar - está o conceito de experimentação.
Emprestada da área científica, a ideia de experimentar revela um princípio fundamental da aprendizagem: é preciso aplicar o conhecimento adquirido, mas não se sabe se o resultado será aquele que se espera. Então, experimenta-se a aplicação, analisa-se o que se obtém e verifica-se se é positivo o resultado e se é possível testá-lo outra vez. Neste círculo de paciência, a palavra "testar" torna-se uma das chaves de apreensão do saber.
À palavra "testar" soma-se o princípio do exercício prático (talvez repetido por diversas vezes), em que se analisam os resultados. Científico e filosófico: pratica-se e reflete-se, o tempo todo.
A experimentação é a base mais significativa da assimilação de aprendizagens, já que o objeto de conhecimento torna-se vivo e altamente importante para o aprendiz. Em sendo assim, o aprendiz desenvolve um senso de autonomia e de domínio da área do saber.
Para tornar a experimentação esse caminho de positividade, o professor precisa também desenvolver esse senso - o de enxergar no objeto do conhecimento algo vivo e carregado de significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário