terça-feira, 29 de setembro de 2015

Anotações - Nas Dobras da Vida

Recentemente, o projeto Nas Dobras da Vida (se não conhece, clique aqui) esteve na EE Prof. Duglas Teixeira Monteiro, no Parque Ipê, em São Paulo, levando reflexões sobre a utilização do Origami como ferramenta de desenvolvimento pessoal (veja algumas imagens abaixo). Com uma duração de três horas, divididas entre momentos com professores e alunos do 4º ano B, todos puderam conhecer melhor as bases deste projeto. A ideia que fundamenta a atividade é aproveitar-se dos benefícios da arte de dobrar papel e refletir sobre suas potencialidades nas bases do desenvolvimento pessoal.
Com os professores, a dinâmica foi mais de reflexão sobre os pressupostos lúdicos nos espaços pedagógicos, em que pudemos pensar um pouco as variáveis que estão acontecendo, circunscritas às propostas pedagógicas - principalmente, as questões sobre o protagonismo e, mais diretamente, a respeito do lúdico como referência de trabalho.
Com os alunos, foi possível desenvolver uma pequena oficina de trabalho. A base foi o desenvolvimento de uma composição a partir de módulos em origami. Foi gratificante. Incluídas, aqui, a generosidade dos professores e da coordenadora em receber a proposta, além da participação positiva dos alunos. Agradeço a todos.
O trabalho com as dobraduras de papel reforçam-me o conceito de o quanto as predisposições contribuem para o desenvolvimento pessoal. Nesta experiência, pude sentir o total envolvimento dos alunos nas construções básicas propostas. Houve uma consciência de aperfeiçoamento, de colaboração e de determinação.
Alguns comentários dos alunos motivam-me a seguir adiante com o projeto, quase todos podem ser sintetizados com a ideia de que aquele momento foi muito significativo e mágico. De minha parte, sigo nos trilhos que a arte de dobrar papel me permitem, no rumo de demonstrar uma linguagem dinâmica e estética na formação pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário