segunda-feira, 28 de março de 2016

A questão do protagonismo no desenvolvimento pessoal e nos componentes pedagógicos

A referência do protagonismo andou sendo tema bastante referenciado em diversas publicações, tanto no que diz respeito aos processos de desenvolvimento pessoal, quanto aos de formação nos espaços pedagógicos. Tanto a sociedade quanto as escolas parecem querer pessoas com características de protagonismo.
O sujeito referenciado da variável do protagonismo é aquele que toma dianteira das situações que lhe acometem; que se adianta nos caminhos; que assume riscos; que enxerga soluções onde todos veem problemas e dificuldades... A característica de protagonismo exige do sujeito um posicionamento quase sempre de coragem e determinação, já que as intempéries vão cobrar posturas de enfrentamento, na maioria das vezes, superiores às forças normais.
Mas não pense que há glamour nisso. Ser protagonista não tem nada de romântico, nem de privilégios de forma alguma. O protagonismo exige muito do indivíduo.
Pense, de saída, que liderar algo ou alguém é uma instituição de formação constante... vai demandar uma série de posições e de preocupações além das medianas. O que é óbvio, a bem da verdade: protagonizar, nos processos de evolução pessoal, rima com estar preparado... o tempo todo!
Quando se reflete, seja nos caminhos do desenvolvimento pessoal ou nos referentes de trabalho pedagógico, é preciso que se diga do protagonismo como algo que poucas pessoas conquistarão... Nem todos vão estar preparados para as demandas que se seguem a essa determinação. Para grande parte das pessoas, desistir no meio do caminho é o rumo mais esperado, haja vista que o esforço é considerado.
Temos, aqui, então, algumas considerações interessantes. A busca do protagonismo não pode ser romantizada, já que o preparo e a determinação serão trilhos inseparáveis de seu rumo.
Quando se aborda esta questão, nos ambientes corporativos ou pedagógicos, é preciso que a honestidade impere: isso vai demandar esforço... e muito! E, também, um pouco de sacrifício. Quer ser líder de algo? Esteja preparado para um caminho árduo de preparo e de formação. Quer estar à frente de projetos ou de empreendimentos? Isso vai exigir bastante de você. Quer ser dono de seus caminhos e desbravar trilhas? Não há rumos fáceis.
A questão maior é a de que, cada vez mais nas sociedades, nas empresas e na vida, exige-se dos indivíduos uma postura protagonista, a de que ele seja responsável pelas suas realizações e pelo trilhar de seus caminhos. Que ele seja capaz de resolver os problemas e de aglutinar pessoas em causas as mais diversas. Que ele tenha a propriedade de assumir os riscos - resultem eles em sucessos ou não - e que, a partir de seus encaminhamentos, novos projetos sejam elaborados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário