quinta-feira, 24 de março de 2016

Anotações - Necessidade de mudanças

Uma frase emblemática, proferida por Teresa Salema, da Academia Khan Portugal, incomoda-me as reflexões, ao pensar nos problemas fundamentais da Educação. A frase é: "A sala de aula não muda há 300 anos, mas as crianças são diferentes".
Não é complicado pensar que, em grande parte dos espaços escolares, as estruturas e os sistemas ainda reproduzem modelos arcaicos de posicionamentos, de atitudes e de programações? Ao passo em que as sociedades e as pessoas evoluem vertiginosamente...
Uma necessidade de mudanças faz-se urgente. É claro que colhemos aqui e ali ilustrações muito significativas de mudanças: o desaparecimento dos espaços tradicionais de sala de aula, mudanças nas estruturas de atendimentos, organização do espaço físico etc. Mas é pouco. É preciso juntar esforços e dedicações a analisarmos as realidades em que encontramos à busca de transformações preciosas para aperfeiçoarmos os modelos de Educação.
As evoluções vertiginosas das pessoas e das sociedades precisam encontrar ecos nos espaços escolares para que as motivações de evolução sejam igualmente vertiginosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário