terça-feira, 15 de março de 2016

Anotações - Quando a disciplina é a da vontade

Uma das publicações de um blog que acompanho chamou-me a atenção para o comportamento de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica. A publicação levou-me a um vídeo, documentário do canal History, sobre as venturas de Edison, à busca da resolução dos caminhos que o levariam a ser conhecido como o pai da lâmpada elétrica. Se quiser passar os olhos no vídeo-documentário, clique aqui.
Como bem o vídeo destaca, Thomas Edison não estava sozinho naquela empreitada. Havia uma grande corrida de cientistas à busca do que seria a maior descoberta de todos os tempos, aquela que faria "a noite virar dia...". Claro que essa competição externa foi um dos fatores preponderantes que levou Edison aos caminhos quase insanos de estudos e experimentos, que bem conhecemos. Mas não descarto a ideia de que havia uma outra competição, essa mais filosófica: a do embate consigo mesmo, em uma tentativa de superação constante dos fracassos e erros que o impediam de enxergar saídas e soluções.
Thomas Edison foi ilustração, das mais representativas entre o pensamento científico, do caráter de determinação e de perseverança no enfrentamento dos obstáculos que surgissem. Invariavelmente sob pressão, seu trabalho resumiu-se às anotações de duro e árduo, privilegiando a intensidade do fazer - indiferente às impossibilidades -, como única possibilidade de atestar as hipóteses e experiências. O fazer, assim, simples e constante, era o combustível invariável das realizações.
O que pode ficar para nós, que buscamos compreender nossos processos de evolução e de aprendizagens, é, primeiramente, que estamos no mesmo cenário de competição: temos que vencer ideologicamente uma série de concorrentes e também a nós mesmos, na busca do aperfeiçoamento, que deve ser constante. Também encontramo-nos diante de obstáculos, os mais diversos, a serem vencidos, e a nossa arma será, exclusivamente, a determinação e a perseverança.
E, para concluir, ainda que não estejamos buscando a invenção da lâmpada elétrica, a iluminação nos serve de metáfora para os caminhos das descobertas e dos avanços em nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário