terça-feira, 29 de março de 2016

Anotações - O papel do professor

É preciso trazer, constantemente, à luz, as discussões sobre o papel do professor nos espaços pedagógicos. E é necessário que os professores entendam que essa discussão diz mais respeito ao redimensionamento das potencialidades de seus trabalhos do que à vigilância das funções. É isso: não se trata de controlar ou de verificar se o professor está fazendo o seu papel. Trata-se, na verdade, de ampliar as reflexões sobre as potencialidades do papel do professor nos espaços modernos de Educação. Espaços, aliás, que sofrem, cotidianamente, as vicissitudes por que passam a sociedade.
Algumas reflexões modernas trazem uma questão interessante sobre a leitura que se tem do professor ser um mediador da aprendizagem. Vislumbrar a figura do professor como um mediador é um painel interessante de se imaginar: em vez de ser alguém dono do conhecimento, o professor, aqui, é visto como o sujeito que cria situações e programações que motivam o aflorar do conhecimento.
É necessário que destaquemos, nessa premissa, a ideia de conhecimento. Porque, na verdade, é importante que, assumindo a variável de professor mediador, este professor deve ser um mediador entre o aluno e o conhecimento, e não apenas em relação às ferramentas.
Ao possibilitar uma ligação com o conhecimento, o professor estabelece vínculos muito mais profundos e carregados de significado, uma vez que é o conhecimento o combustível da Educação.

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