quinta-feira, 17 de março de 2016

Anotações - Um princípio para se viver bem




Como seria bom estabelecermos um conjunto de princípios, que nos norteassem aos caminhos do bem estar e do bem viver. Claro que deveríamos passar por instâncias de revisão de pensamentos e de posturas, já que a referência é a de que nossas ações têm consequências para outras pessoas e tudo o que jamais queremos é viver em conflitos desnecessários.
Pois bem, dia desses, olhando a página Conti outra, artes e afins, deparei-me com um texto interessante, que relacionava alguns preceitos fundamentais, estabelecidos pelo Mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hann (não sei se você conhece a página, mas é um porto seguro de ótimas reflexões sobre a vida, de uma maneira geral. Se ainda não conhece, e quiser dar uma olhada, clique aqui).
Os tais preceitos versam sobre a ética, o ativismo e a ação social, mas acredito que possam ser objeto de reflexão para os tais conjuntos de princípios que idealizei lá acima. Da lista que o texto oferece, tomei a liberdade de separar dois preceitos, que me parecem oportunos para a reflexão básica inerente ao nosso processo de desenvolvimento pessoal. Vejam:
  • Não pense que o conhecimento que possui no presente é imutável, ou que ele é a verdade absoluta. Evite ser fechado e estar preso a opiniões presentes. Aprenda a praticar o desligar de pontos de vista a fim de estar aberto a receber os pontos de vista de outros. A verdade é encontrada na vida e não simplesmente no conhecimento de conceitos.
  • Não force os outros – incluindo crianças, por nenhum meio, a adotar os seus pontos de vista. Seja por meio de autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda ou mesmo educação. Entretanto, através do diálogo compassivo, ajude os outros a renunciarem o fanatismo e o estreitar das ideias.
Acredito que não sejam necessários comentários... Vivemos época em que queremos forçar os outros aos nossos pontos de vista e cremos nos conhecimentos como verdade absoluta. O texto integral, que vale conhecer, pode ser acessado clicando aqui. Boas reflexões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário