terça-feira, 7 de junho de 2016

Anotações - Eficiência e eficácia

Uma coluna, assinada por Adriana Gomes (Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM), no caderno Negócios e Carreiras do jornal Folha de S. Paulo, no último domingo, abordou bem a questão da diferença entre eficiência e eficácia, no processo de evolução profissional. O título da coluna é Resolvedores de problemas (Folha de S. Paulo, 05 de junho de 2016, Pág. 3, Caderno Negócios e Carreiras).
Eficiente é o sujeito que desenvolve um trabalho do modo certo; eficaz é quem resolve o problema. Lá no texto, a autora coloca um exemplo clássico: existe uma poça de água em uma sala. A pessoa eficiente vai lá e seca a poça, rapidamente. O problema está, por um tempo, solucionado; a pessoa eficaz busca a origem do problema (um vazamento, talvez?) e age ali, resolvendo o problema.
No campo do desenvolvimento pessoal, temos que nos preparar para sermos bons profissionais - os que "são eficazes e agem no sentido de solucionar os problemas". São estas pessoas que alcançam prestígios em seus campos de atuação, posicionando-se em relação ao propósito de resolver as demandas que surgirem, observadas as variáveis que tangenciam a questão: "recursos financeiros, materiais e humanos, prazos e importância".
A ideia é que associemos em nosso processo de desenvolvimento a percepção de uma atuação que seja recomendada e bem reconhecida.

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