quinta-feira, 30 de junho de 2016

O desenvolvimento do senso estético

Saber enxergar o belo deve ser uma competência a exercitar-se constantemente. Belo, aqui, está no sentido filosófico, e não midiático. O belo midiático atende a interesses e conveniências nem sempre balizadas por uma clareza da percepção - às vezes, a mídia faz com que eu enxergue o belo em situações ou pessoas a partir de aspectos discutíveis.
O belo, na percepção filosófica, está associado à ideia do senso estético (palavra, que, na origem grega, está associada à referência de quem se nota, de quem se percebe).
Podemos, por extensão e na simplicidade do espaço, refletirmos sobre a ideia da capacidade de desenvolver a percepção do que está ao nosso redor, em uma instância de integralização (ser integral) ao que nos acontece e está nos nossos caminhos. A variável de contemplação está nesse caminho de leitura.
Saber contemplar o que está à nossa vista é um ótimo exercício de percepção do mundo que nos cerca, em um valioso referencial de desenvolvimento humano. Como a contemplação está associada a um aspecto de desligar-se frente aos movimentos rápidos da vida, talvez esteja aqui - na compreensão do desenvolvimento do senso estético - uma ideia melhor apurada da apreensão da visão mais humanizada da vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário