terça-feira, 28 de junho de 2016

Anotações - Sobre o entusiasmo

Várias das situações pelas quais passei recentemente, acenderam-me a reflexão sobre a ideia de entusiasmo, essa máxima que, além de nos movimentar, faz-nos movimentar as pessoas que estão ao nosso redor.
Pois essa é uma das características principais do entusiasmo: envolver e motivar as pessoas com que nos relacionamos, criando uma rede integrada de realização. Nessa conjugação de esforços, a capacidade de reunir outras capacidades, inteligências, competências, habilidades, propósitos afins e energia a um direcionamento positivo torna-se uma referência extremamente valorosa nos dias de hoje. Não estamos sós... não faremos nada sem integrar-se a outros, que compartilham nossas definições, nossos propósitos e nossa vontade de realização.
Ao referenciar o entusiasmo como algo concreto e imbuído da capacidade de realização, no congraçamento de esforços e inteligências, passamos a ter mais possibilidades de concretização.
Isso tudo sem esquecer que ao entusiasmo devem ser somadas outras características naturais das variáveis de desenvolvimento: reconhecer o valor do planejamento e da disciplina; enfrentamento dos desafios e obstáculos que surgirem; capacidade de organização e de elaboração de processos que a sustentem ; investimento nas formações acadêmicas e intelectuais; investimentos nas formações humana e emocionais... e por aí vai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário