terça-feira, 6 de junho de 2017

Anotações - Comunicação: A escrita

O assunto foi abordado aqui, recentemente: a questão dos problemas nos meios de comunicação, dificultando divulgação e compreensão das mensagens. Produzir um texto para os fins de comunicação estendem-se pelos meios da fala e da escrita.
O meio da fala é normalmente associado às referências de melhor aceitação, já que apresenta uma situação de maior dinamismo na ocorrência. Somos mais condescendentes com os problemas nesse canal de comunicação, até porque as inadequações podem ser corrigidas no imediato... dependendo, é claro, dos emissores e interlocutores. Entretanto, não se pode caminhar no desleixo. A fala é mecanismo, também, de prestígio e precisamos tomar cuidado às expressões nesse meio.
A escrita, por outro lado, é sempre mais preocupante, já que não se contempla essa questão das correções imediatas, olho no olho do interlocutor... Quando se vê, o texto já está impresso e veiculado. Daí a emitir uma errata, talvez o problema já está feito.
Inevitável, então, chamar a atenção para os cuidados que se devem ter com a prática da escrita. Penso nisso, ao saber da primeira tradução para a nossa língua do aclamado e clássico manual de escrita Como escrever bem, de William Zinsser, sucesso editorial norte-americano e em mais oito línguas por esse mundo afora. A edição nossa é da Editora Três Estrelas, vale dar uma olhada. Há uma citação do autor, que vale a reflexão para esse caminho do bem escrever: "Escrever tem a ver com caráter. Se seus valores são sólidos, o seu texto será sólido.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário