quinta-feira, 1 de junho de 2017

Anotações - Degradação do sistema político

É bem verdade que, a cada dia em que somos assolados pelo noticiário político, deixamos de crer em uma solução a contento da situação que atravessa nosso país. O sistema político do Brasil tornou-se uma rede de contaminação moral e ética, em torno do que duvidamos de que haja alguém honesto e de boas intenções. Enxergamos em cada notícia uma referência de fatos que joga todos os envolvidos em um mar de lama sem precedentes em nossa história... ou pelo menos sem precedentes descobertos.
É bem verdade, também, que, ao assistirmos a uma entrevista ou a uma reportagem de teor político, vemos personagens desavergonhadamente defendendo-se do que não existe defesa.
E é ainda bem verdade que o tal sistema político não só criou, como permitiu esse cenário de corrupção e de benesses desvairadas.
A questão é que não podemos nos furtar ao trabalho de Educação que deve levar aos jovens as análises críticas pertinentes à compreensão do cenário que ora atravessamos. E, com isso, proporcionar um ambiente positivo e racional de reflexões apuradas sobre o assunto. Cabe a todo processo pedagógico responsabilizar-se por produzir conhecimentos lógicos a respeito da crise política que atravessamos, para que não fiquemos apenas na superfície dos memes engraçadinhos... Nada contra os memes engraçadinhos.
É bem verdade que, na busca de implantação de ambientes reflexivos, principalmente nos espaços escolares, renovamos a esperança de transformações verdadeiramente positivas para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário