terça-feira, 18 de julho de 2017

Anotações - A aprendizagem e a percepção do erro

Retomemos o assunto da aprendizagem, apresentado ontem, aqui, neste espaço. Um dos movimentos mais importantes ao aprender algo é o quanto estamos conscientes dos erros que cometemos. Sim, cometer erros é mais comum do que se possa imaginar. Aliás, erramos muito nos caminhos de evolução e nem há tanto problema nisso. O maior problema é quando não nos damos conta dessas situações de erro. Sentimo-nos perfeitos e capazes de acertar sempre...
O ser humano, nas trilhas do desenvolvimento, está muito propenso a estas situações de erro.
É preciso aguçar o sentido da percepção de o quanto estamos possíveis a essa variável. Nessa ideia, o pressuposto da dúvida é o que nos salva. Já viram aquelas pessoas que afirmam esta ou aquela exposição com tamanha veemência que nem se dá conta de que pode dar uma informação imprecisa, ou mesmo que cometam algum tipo de erro? São aqueles que acreditam serem donos da verdade. Quando a dúvida nos acontece, somos impelidos a confirmar o que dissemos - ou o que fizemos - e valemo-nos de um exercício fantástico, o da consciência. Estou certo? Agi certo? Tenho convicção do que estou fazendo?
Esse é o momento da percepção. Se erramos, nesse exercício, é preciso voltar atrás e corrigir a rota, com todos os encaminhamentos que essa correção demanda. Vai até existir situação em que devemos nos valer do significado metafísico do erro - às vezes, e preciso errar -, mas tudo precisa estar nos planos da consciência, em que somos controladores de nossas ações.
Quando é assim, o caminho da aprendizagem configura-se em rumos muito mais positivos.

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