quinta-feira, 20 de julho de 2017

Anotações - Cosinhas à toa

Conhece a coleção de livros Coisinhas à toa que deixam a gente feliz, da Ruth Rocha e do Otavio Roth, da Editora Salamandra? É uma coleção de livros infantis que expõem coisas, situações e elementos que estão ao nosso alcance, de forma bastante simples, e que nos trazem alegrias. Como cheiro de mato molhado ou começar um caderno novo, entre outras coisinhas à toa.
Como é bom sair um pouco do cotidiano técnico em que nos encontramos para alegrar-nos com as tais coisinhas à toa, em busca da felicidade. Só assim, podemos deparar com a ideia da simplicidade como pressuposto da alegria. E usufruir desse conceito do mínimo para nos satisfazer. No entanto, é necessário que saibamos, justamente, enxergar essas delicadezas da vida.
O maior problema é que estamos, via de regra, afundados em nossas tentativas de sermos felizes, quase sempre, no paradoxo de associar a felicidade aos ditames dos valores materiais que juntamos ou que pretendemos juntar. E assim não vamos entender o valor das tais coisinhas à toa.
Tomar chuva, olhar o céu, avistar pássaros, contemplar a noite, sorrir junto com a pessoa amada, sensibilizar-se com uma música ou um filme, sentir aromas de lembranças maternas...
São tantas as coisinhas à toa a nos fazerem felizes. Basta sabermos olhar.

Para Maria Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário