Quem se dispõe à realização de um trabalho pedagógico qualquer, há de se defrontar sempre com as máximas reflexivas que se relacionam com as responsabilidades de ensinar e a de aprender.
Primeiro, do ponto de vista das relações que se estabelecem entre as palavras. Ensinar e aprender são conceitos que se conectam o tempo todo. No caminho do ensino e da aprendizagem, as ideias estão tão coesas que uma trilha depende da outra sempre. Ensina-se ao aprender... aprende-se ao ensinar.
Só por essa percepção, já poderíamos refletir o conceito de responsabilidade. Quando temos a consciência de que a variável do ensino e da aprendizagem pode confundir-se, conceitualmente, assumimos a variável de o quão responsável devem ser nossas atitudes.
Por outro lado, ainda que não enxerguemos essa conexão entre os conceitos de ensinar e aprender, devemos cuidar para que essa ideia de responsabilidade esteja no centro dos pensamentos. Quando nos propomos a ensinar algo a alguém, precisamos ser responsáveis para que os nossos discursos sejam formativos; quando estamos aprendendo algo, precisamos ser responsáveis ao ponto de desenvolver o senso crítico em relação ao que estamos aprendendo.
Mas, na minha opinião, a maior máxima reflexiva a que se pode pensar em relação a esses conceitos é a de que tanto aprender quanto ensinar são rumos contínuos do nosso desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário