Se houver um tópico, em torno do qual deve-se priorizar os fundamentos da Educação, penso que a ideia de autoconhecimento deva ser fator a ampliarmos nossa reflexão.
A questão de o sujeito ter clara a variável do que se é capaz de fazer - em justa medida, o conceito síntese do autoconhecimento - parece-me uma das apreensões principais do desenvolvimento pessoal. Saber do que se é capaz de fazer torna melhores os alunos e os professores. De um lado, sei que as medidas de minha aprendizagem precisam desse ou daquele complemento; de outro, entendo que o meu conhecimento pode ser importante ou significativo para que minhas aulas possam ser positivas.
O autoconhecimento é, antes de qualquer coisa, o fator de consciência mais importante na elaboração das inteligências e dos saberes, na evolução das pessoas. É com base no que se é capaz de fazer que as pessoas devem ser movidas à busca de novas apreensões e elaborações da construção do conhecimento.
Nesse sentido, uma das tarefas recomendadas a quem está buscando os parâmetros de seu desenvolvimento é, justamente, aprender a listar os tópicos que perfazem o seu atual conhecimento: ao listar os tópicos do que se conhece, aprendemos a observar o que não conhecemos. E nessa elaboração socrática da busca de aprendizagens, buscamos, melhor, nossa evolução pessoal.
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