quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Anotações - O uso das tecnologias

A utilização das variáveis tecnológicas, entendendo-as como ferramentas de possibilidade de redimensionamento positivo das práticas pedagógicas, pode fazer uma diferença e tanto no desenvolvimento dos trabalhos que visem à consolidação das aprendizagens.
Um dos maiores problemas dessa utilização é a questão das deficiências que temos em relação às ferramentas tecnológicas de que podemos nos valer. A definição de o que pode ser feito, a partir da inserção desse ou daquele equipamento no contexto de uma aula ou de uma atividade pedagógica, exige de nós uma percepção elaborada. Essa percepção deve estar fundamentada nas leituras que tenho sobre o tal equipamento.
Ou, simplesmente, estar disponível para perceber a realidade que envolve o domínio dos alunos em relação a alguns elementos de seus contextos. Foi o que fez uma professora, que integrou um trabalho de Artes com as relações de um jogo eletrônico. Veja o seu relato nesta matéria.
Como a linguagem tecnológica está melhor apreendida no domínio dos jovens, a utilização desta linguagem para relacionar a um trabalho pedagógico, certamente, será altamente motivadora. E esse é um dos pressupostos fundamentais para os encaminhamentos de qualquer referência de aprendizagem: tornar o objeto de conhecimento um elemento motivador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário