quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Anotações - O impacto da arquitetura em um ambiente de desenvolvimento

Não sei se você viu a matéria, mas se se interessa por desenvolvimento infantil e por concepções de aprendizagens em ambientes de educação infantil, penso que é boa leitura. A matéria apresenta o proprietário de uma empresa de arquitetura, com sede em Tóquio, no Japão, falando sobre uma de suas criações arquitetônicas, a concepção de um espaço totalmente diferenciado em uma escola de educação infantil de lá.
É impressionante! Se você ainda não viu a matéria, acesse-a por esse link.
Além da percepção das intervenções no ambiente físico da escola, há de se considerar, para reflexão, vários trechos da fala do Sr. Tezuka, que desenhou a planta da Escola. Em outras publicações, por aqui, voltaremos aos temas que ele levanta.
A ideia de que o ambiente físico interfere nos propósitos de aprendizagem não é nova. Vários de nós já nos sentimos, literalmente, aprisionados em nossos espaços de aprendizagens, alguns muito desestimuladores. Professores e alunos experimentam, cotidianamente, uma frustração muito grande de não ter um ambiente que propicie, verdadeiramente, o desenvolvimento. Obviamente, não está em nossas mãos a transformação dessa realidade... Mas não precisamos ficar de braços cruzados.
A transformação do ambiente em que vivenciamos nossas ações pode ser real. Em alguns casos, pequenas mudanças já impactam bastante; em outros, a demanda vai pedir um pouco mais de esforço. O que é certo é trazermos o incômodo que nos acomete, à luz de novas ações e atitudes, buscando posicionamentos mais conscientes com a questão: o ambiente físico, em que nos dispomos - alunos, professores, gestores, famílias etc - a construir uma realidade diferenciada de desenvolvimento, merece constantes reflexões de suas melhorias.

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