segunda-feira, 2 de março de 2015

Ler e Escrever

Ler e escrever, que se complementam indiscutivelmente, já há algum tempo têm se constituído no terror de quase todas as pessoas. Nas escolas, nos meios acadêmicos universitários, nas empresas, no dia a dia, muitos sofrem com a tarefa de produzir um texto, por mais simples que seja, e com a falta de intimidade com as leituras. Problemas de formação e deficiências de estímulo e motivação afastaram-nos da leitura e de um trabalho mais eficiente de produção de textos. Resultado imediato: suores frios e nervosismo diante de um papel branco, em que se devem apontar escritos quase sempre necessários; e apatia completa, senão ojeriza, às leituras corriqueiras.
No que diz respeito aos aspectos de desenvolvimento pessoal, quanto mais houver de intimidade com os mecanismos de leitura e de escrita, tanto mais aumentam as possibilidades de sucesso nas empreitadas. É através do que se apreende em leituras que são acrescidas as referências de inteligências; é através do que se explana nos textos que é dado a conhecer essa inteligência.
Na sociedade moderna, descontadas as referências de sorte ou de descuido, o processo de desenvolvimento pessoal passa pelo viés do intelecto. É preciso desenvolver a intelectualidade para um melhor preparo às vicissitudes que se aproximarem. E a intelectualidade é resultado das leituras – textuais ou não - que o sujeito efetua. As leituras realizadas no processo de apreensão e no de produção de conhecimento. Em sendo assim, aceitada essa premissa, a motivação deveria ficar mais fácil, já que ler e escrever resumem-se em uma necessidade básica.
Ao certo, o ato de ler e escrever é uma questão de atitude. A atitude é uma variável interna, a ser exercitada – o indivíduo toma uma atitude; não espera que ela venha de algum lugar. Na maioria das vezes, o indivíduo, apesar do que se expôs acima, não se motiva a tomar a atitude devida. No caso, então, é preciso que se investiguem os aspectos de motivação que levaria o sujeito a perceber a importância de ler e escrever. E é aqui, em minha opinião, que entra a responsabilidade da Escola, em apresentar situações e conteúdos que proporcionem novos e dinâmicos estímulos para que aquela atitude seja tomada positivamente.
No âmbito de sua personalidade institucional promotora das aprendizagens, a Escola há de ser o espaço ideal em que o universo das leituras e escritas seja desvelado como algo atraente, instigante, estimulante, acessível e transformador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário