terça-feira, 24 de março de 2015

Resenha - Para ensinar, é preciso fundamento!

Recentemente, fiz um curso sobre uma das técnicas de encadernação e o professor fez um comentário que considerei fantástico para essa reflexão de hoje. Ao dizer sobre alguns movimentos particulares de parte das pessoas em querer ensinar algo que ainda não aprenderam muito bem - e, lamentavelmente, como tem gente assim!... -, ele disse a frase que é título da resenha de hoje: "Para ensinar, é preciso fundamento.". Gostei muito.
Já há algum tempo, percebo que a quantidade de especialistas em alguma coisa cresceu muito, explicitando suas referências nos diversos currículos que se veem por aí. Tem sempre muita gente, especialista nas mais diversas áreas do conhecimento. Mas até aí, tudo bem, não vejo muito problema. As coisas ficam tristes, na verdade, quando esses especialistas resolvem desenvolver uma atividade de formação, propondo-se a ensinarem o seu objeto, em que é expert.
Quando é honesto, outra vez, tudo bem. É até bom - e louvável - compartilhar conhecimentos e colaborar no desenvolvimento de outras pessoas. Mas não se pode esquecer: para ensinar, é preciso saber! E saber aqui, aproveitando-se do termo "fundamento" do meu professor de encadernação, engloba um conjunto de experiências e vivências que sedimentam o objeto de seu estudo. Alguém que vai ensinar alguma coisa, necessariamente, deve passar pelo processo lúdico de experimentação de seu conhecimento, em que, como em um laboratório, processou, incansavelmente, um sem-número de tentativas, acertos e erros, sobre os quais elaborou conscientes reflexões. E sobre os quais testou hipóteses, construiu e desconstruiu teorias e internalizou saberes. E, sobretudo, entende que o fundamental, nos processos de ensino e aprendizagem, é estar sempre com a mente aberta para novos conhecimentos sobre sua especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário