quinta-feira, 12 de março de 2015

Resenha - Consciência Política

Atravessamos, em nosso país, um momento delicado de desagrado às instituições políticas. Notícias impressionantes de subornos ou de corrupções, envolvendo instâncias políticas, em descalabros sem fim refletiram na confiança que, talvez, tivéssemos nestas instituições. É preciso aproveitar o momento, valendo-se do conceito de "demanda pedagógica", exposto dias atrás.
A Escola pode - e, na minha opinião, deve - desenvolver trabalhos, que tangenciem o currículo já determinado, a contemplarem exercícios de consciência política. É preciso buscar a formação de fato de cidadãos críticos a essa realidade absurda. Para isso, a consciência é a maior variável de desenvolvimento que se possa apresentar. Consciência do ideal político, consciência da questão de servir a causa pública, consciência de um desenvolvimento das ideias no plano coletivo e que visem ao bem de uma coletividade.
É um trabalho que vai exigir - e muito - de todos os envolvidos no espaço pedagógico. Precisamos mudar os comportamentos - os nossos e os alheios; precisamos ampliar nossa visão e leitura de mundo; precisamos intensificar os conceitos de ética e moral; precisamos aprender a reivindicar os direitos; precisamos aprender a ouvir e a respeitar o outro... 
A Escola pode ser o berço de formação de uma nova mentalidade que vá se constituir na transformação a que tanto almejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário