No processo de desenvolvimento do ser humano, ao lado da importância da Escola e, obviamente, até mesmo antes dela, a responsabilidade da família está relacionada à criação de aspectos comportamentais e ferramentas que acompanharão a pessoa pela vida afora.
A família - aí incluídos pais e quaisquer adultos do círculo familiar com os quais as crianças se envolvem - será a base de formação de apreensão e desenvolvimento das variáveis de usos e costumes, além dos pressupostos de moral e ética, de cunho social ou religioso, que consolidarão a personalidade do ser humano. Nesse sentido, a escolha posterior da Escola - ambiente em que serão trabalhadas as variáveis de desenvolvimento acadêmico (intelectual, científico e de sociabilização) - deve, na medida do possível, acompanhar os aspectos que se relacionam com as vivências familiares.
É preciso que a família entenda, sempre que puder, as diferenças dos aspectos que se relacionam com as responsabilidades da escola e as de sua incumbência. Cabe à Escola oferecer ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, intelectual, crítico e criativo; à Família, cabe o acompanhamento constante das formações moral e ética, que prepararão o sujeito para os diversos relacionamentos nos variados ambientes que serão frequentados.
Após o ingresso da criança no ambiente escolar, a Família se prende a um outro comprometimento, o de acompanhar esse processo de desenvolvimento escolar, pelo menos na dimensão da Educação Básica - que aqui no Brasil compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio -. Esse acompanhamento desdobra-se em diversos afazeres: verificação de aproveitamento escolar, auxílio nas lições de casa, participação positiva em reuniões, conhecimento das situações do ambiente escolar, relacionamento harmônico com os principais atores pedagógicos (direção, coordenação e professores), envolvimento nas atividades extra-classe e outras que vão surgindo pelos caminhos.
No âmbito dos ambientes familiares, outro nível de responsabilidade é preciso ser pensado. Grande parte das crianças desenvolvem-se positivamente pelas relações modelares (os pais e os adultos mais próximos são espelhos para as atitudes comportamentais das crianças), além de uma necessidade das relações afetivas mais consolidadas (principalmente para as crianças pequenas, mas que se estendem a qualquer idade).
Quando se comprometem com sua parcela de responsabilidade, as famílias percebem que há um crescente positivo e tranquilo no processo de desenvolvimento do ser humano.
(Abordaremos, ainda, em uma publicação futura, a responsabilidade do próprio aluno no processo de desenvolvimento pessoal. Aguardem.).
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