É preciso que entendamos ser o processo de desenvolvimento por que temos
de passar um conjunto de ações que efetivamos em nossa vida. E esse processo
recebe, voluntariamente ou não, a ação de diversas instâncias. Desde as
familiares, passando pelas escolares, pelas profissionais e por aí vai.
Algumas dessas instâncias vão ter importância fundamental em nossa
evolução, como as familiares e as escolares. As familiares vão nos municiar dos
aspectos morais e de valores, que nos acompanharão pelas diversas relações
afora. As escolares serão aquelas que
devem representar os alicerces científicos para as tomadas de decisões. Cada uma delas terá relevância, às vezes
primordial, em nosso desenvolvimento. E cada uma delas, dada a complexidade de
suas variáveis, descortina-se em outras vertentes, a serem refletidas.
Trataremos, nesta primeira explanação, de explorar a responsabilidade da Escola
no desenvolvimento das pessoas. Antes, é preciso que se diga que essa série de
publicações – ainda vamos falar da responsabilidade da família e a do aluno na
referência de evolução pessoal – tem o propósito de compartilhar uma reflexão
sobre a ideia de desenvolvimento pessoal e como algumas instâncias têm papel
importante nesse processo. Em alguns momentos, é preciso que enxerguemos a
explanação como um pressuposto ideal, para daí elaborarmos uma consciência de o
quanto estamos dessa referência.
A Escola é um dos referentes de maior importância em nossa evolução. E
penso que sua responsabilidade está diretamente relacionada, não só com as
pessoas que por ali transitam, mas também com sua estrutura física. O ambiente
em que está inserida a Escola deve ser acolhedor, limpo, organizado,
estimulante e motivador, para espelhar no aluno as mesmas características de
organização e motivação.
A Escola deve contar com uma Direção e Coordenação sintonizadas com um
modelo pedagógico que acreditem eficiente e positivo e, em torno deste modelo,
direcionar suas propostas de trabalho. E que esta Direção e Coordenação
propiciem uma referência de harmonia diante das situações de conflitos, em
quaisquer das relações que se verificarem em seu ambiente. E que as famílias
dos alunos sejam plenamente acolhidas e estimuladas, positivamente, na participação
escolar.
Quando a realidade da Escola permitir, ela deve contar com um sistema de
seleção de professores que lhe permita contar com os melhores, haja vista a consonância
com a definição do modelo pedagógico estabelecido. E, em sendo assim, deve,
também, propiciar aos professores as mesmas referências de desenvolvimento que
as dos alunos.
Cabe aos professores a preocupação de que precisam estar atualizados, não
só em relação ao seu conteúdo, mas também nas questões de leitura de mundo que
digam respeito aos aspectos gerais e à realidade de seu entorno. É assim que
ele vai propiciar ao aluno uma visão mais apurada e consistente de seus
propósitos de desenvolvimento. O professor deve preocupar-se,
constantemente, com sua formação, de maneira contínua e eficiente; deve ser um
estudioso aplicado dos modelos pedagógicos e entender as referências de
aprendizagens, para contribuir na mediação da evolução dos alunos.
No desenvolvimento do ser humano, as referências de letramento e de
aprendizagens científicas – aspectos elaborados pela Escola – constituirão um
manancial de formações a sedimentarem todos os processos de evolução pessoal.
(Abordaremos, ainda, em publicações futuras, a responsabilidade da família e a
do aluno no processo de desenvolvimento pessoal. Aguardem.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário