terça-feira, 29 de agosto de 2017

Anotações - "Antes de partir"

O filme Antes de partir, de 2007, tem uma premissa interessante, que você já deve conhecer: duas pessoas veem-se em uma situação terminal, em um hospital; e, a partir de uma lista de realizações antes de morrer, descobrem o sentido da amizade e do amor à vida. Se ainda não assistiu ao filme, não sabe o que está perdendo... Morgan Freeman e Jack Nicholson dão um show de interpretação.
Mas para a nossa reflexão aqui, no propósito de pensarmos o desenvolvimento pessoal, tomemos a ideia de morte como uma metáfora - fracasso, vontade de desistir, cansaço etc. Nesse caminho, é quase como se morrêssemos um pouco a cada instante... morremos e renascemos!
O amor pela vida precisa ser um exercício constante. Deve-se sentir em todas as suas nuances a capacidade de enxergar tudo o que a vida nos oferece, entendendo o viés de integralidade que os caminhos nos destina.
No filme, os personagens resolvem elaborar uma lista de objetivos a serem realizados. Na minha opinião, a ideia de uma lista cabe bem em nossa reflexão. Racionalmente, a elaboração de um propósito por escrito motiva o cérebro à busca daquela realização. Escrever os objetivos tal uma lista ordena a mente aos pressupostos do que é necessário para realizá-los.
Mas a urgência é o fato interessante: no filme, é preciso concluir a lista antes de morrer. Na vida, é preciso elaborar as realizações antes que desanimemos ou percamos a confiança na capacidade de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário