quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Anotações - Ver, falar e ouvir: as ferramentas do ser humano

Nesse domingo que passou foi interessante ver o jornalista Caco Barcellos sendo convocado para ensinar um grupo de jovens, que foram incumbidos de realizarem um documentário sobre o atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade. Caco Barcellos é um jornalista que contribui, tremendamente, na minha opinião, para essa profissão responsável por trazer informações que nos fazem estar antenados com o que está acontecendo ao redor. Ele, normalmente, vai além da notícia para trazer-nos o lado humano do que está sendo retratado. Parece um contador de histórias...
Pois bem, nesta ocasião, os jovens receberam lições valiosas para a realização do tal documentário. Lá pelas tantas, Caco Barcellos soltou essa sobre o uso de três ferramentas essenciais para contar uma boa história: saber ver o que está ao redor; saber falar para se comunicar; e, importante, saber ouvir. E ilustrou com gestos apontando para os olhos, para a boca e para os ouvidos. São as ferramentas que todo ser humano possui.
Pensei que a ideia dessas ferramentas transcende a apropriação para o jornalismo e cabe bem para qualquer estágio de desenvolvimento pessoal, seja no âmbito das relações sociais, seja no das relações profissionais.
Saber ver, saber falar e, sobretudo, saber ouvir devem ser mantras repetidos à exaustão para que possamos apreender a referência do outro. E, assim, aprender que os nossos caminhos na rota de evolução está permeado dos caminhos de todas as outras relações com que nos defrontamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário