quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Anotações - O mundo que nos cerca

Observar o mundo que nos cerca e daí tirar aprendizagens é tarefa um pouco complicada. Já partimos da variável de que, lentamente, perdemos a capacidade da observação. Quando muito, damos uma rápida olhada pelos caminhos e seguimos adiante sem nos apercebermos muito do que está ao nosso redor... sejam pessoas, sejam lições, sejam sinais, seja o que for.
A nossa capacidade de observação ficou presa na pressa dos dias. Mal temos tempo de saborear os instantes, muito menos o de estarmos atentos ao que nos acontece. E às vezes (ou será sempre?) nem precisa de muito, basta entrarmos em sintonia com o real que está ao nosso lado.
Pensei na amiga que, comemorando o aniversário, demonstrou tanta felicidade com a surpresa que recebeu e comentou, nas suas alegrias verdadeiras: "E nem precisa muito...". Dizia ela do prazer de estar entre amigos e saborear a vida.
Poderia ser sempre assim. Então, pararíamos um pouco com as nossas ditas responsabilidades sérias e nos deliciaríamos com as surpresas do viver, ou com as distrações do viver (como diria o Rosa!), em exercício primoroso da capacidade de observação.
Dessa observação que precisamos fazer do quanto nos cerca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário