quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Anotações - Uma crítica à lição de casa

Perdoem-me os colegas que são favoráveis, mas eu sou contra essa prática da Lição de Casa, amplamente utilizada em quase todas as Escolas... pelo menos, sou contra a forma como ela é tratada. Ou melhor dizendo, não vejo nenhuma razão pedagógica na prática.
A lição de casa é instrumento antigo, consagrado por todos os sistemas e referenciais pedagógicos. E que quase sempre não guarda em si nenhum (ou muito pouco!) aspecto de aprendizagem. E que, na maior parte das vezes, é realizada por aquele aluno que já se destaca, naturalmente, em notas e comportamento - esse aluno nem precisaria desse instrumento...
Os defensores da prática sustentam que, assim, os alunos têm uma ferramenta de treino e de exercícios de conceitos. Até poderia ser, mas, via de regra, as lições de casa são mera repetições de exercícios e conceitos já estudados em sala de aula, o que torna a prática uma sistematização mecânica de decorar fórmulas e padronizar respostas.
A lição de casa que defendo é a que propicia o pensar, a partir de experimentações e pesquisas e desenvolvimento de senso científico. Aquela que motivaria os alunos a pensarem sobre o que estão aprendendo e que os tornaria autores de seu processo de aprendizagem.


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