quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Anotações - Sobre quem fala e quem faz

Não é impressionante que, em relação ao que é necessário fazer, encontramos bem mais os que gostam de falar sobre o que é preciso do que aqueles que realmente botam a mão na massa para desincumbirem-se da missão? Pois é, é clássico: fazer que é bom demanda a emergência de poucos...
E tudo resume-se à questão do esforço. Para falar, o esforço é pequeno; para fazer, o esforço é grande. Simples assim.
E é uma espécie de tendência. Vamos encontrar por aí muito mais aquele grupo que se especializou nas conversas, os ditos especialistas. São as pessoas que têm conversa e palpite sobre tudo e todos; sabem discorrer sobre todas as áreas do conhecimento e têm sempre uma determinação sobre o que é preciso ser feito... mas tudo isso na fala!
O fazer exige um pouco mais. Exige a determinação de nadar contra a corrente; exige a disposição física de ir atrás do que é preciso; exige a paciência de nem sempre acertar; exige as competências necessárias para a realização do que precisa ser feito... E a ideia do desenvolvimento de competência, por si, exige um sem-número de atribulações (estudar - pesquisar - realizar - analisar - rever...)... Exige um olhar preocupado com as possibilidades de realização e sua consequente leitura; exige uma série de retomadas de propósitos, fundamentados nas observações do que se realizou; exige algumas noites de perda de sono, na busca de soluções que parecem não chegar... e por aí vai.
Pensei nisso quando li a entrevista do ex-jogador Mauro Silva, que foi campeão mundial com a seleção brasileira, em 1994, e que hoje é dirigente de uma federação de futebol. Lá pelas tantas, ele veio com essa, que deve nos fazer pensar bastante: "No Brasil, quando é para reclamar tem fila de 200. Quando é para colocar a mão na massa... Como a gente vai mudar o país se não participar, tanto na questão esportiva quanto política?  Como vamos construir se não participarmos?... Se cada brasileiro acordar de manhã e pensar no que pode fazer para melhorar o país, o Brasil será uma maravilha.".


Nenhum comentário:

Postar um comentário