terça-feira, 22 de agosto de 2017

Anotações - Dia do Folclore

Comemora-se, hoje, dia 22 de agosto, o Dia do Folclore. E é importante que aproveitemos a data para refletirmos, principalmente nós, de Educação, sobre essa comemoração.
De minha parte, ficava incomodado quando via os trabalhos escolares de minhas filhas, nesta data, com o título "Faça uma pesquisa sobre o Folclore". Pensava que, assim, dito de maneira geral, uma pesquisa sobre o Folclore levaria, certamente, um bom tempo (coisa de três, quatro anos, talvez...). Outra situação que me incomoda é quando vejo, em jornais e revistas, ao ser dito de alguém de comportamento fora do normal, o rótulo "folclórico" para se referir ao sujeito... Ou, ainda, quando há aquelas comparações sobre alguma informação ser verdadeira ou "folclore"...
O Folclore, em justa medida, é uma ciência que estuda o comportamento cultural de um povo, em que se retratam suas manifestações significativas (linguagem, culinária, usos e costumes, aspectos religiosos, moradias, vestimentas etc.). E nesse estudo é que damos a conhecer aquele povo... Conhecimento de um povo é o que diz a origem do nome (folk = povo, gente; lore = conhecimento, sabedoria).
Nesse sentido, as manifestações folclóricas são o depositário mais representativo das culturas e tradições de um povo. Quando nos dispomos ao conhecimentos dessas manifestações, estamos nos aproximando das referências de constituição daquele povo. O conhecimento das manifestações folclóricas abre-nos o caminho para o respeito e tolerância entre as culturas.
Difundir e levar a sério o estudo desse aspecto é a responsabilidade de todo Educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário