segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Pressupostos de desenvolvimento pessoal - a determinação

O que nos leva ao desenvolvimento? A pergunta, notadamente de característica retórica, já revela a complexidade da reflexão. Buscar o desenvolvimento é caminho espinhoso. Espinhoso, mas do qual não podemos nos desviar.
A primeira referência que se aproxima da tentativa de uma resposta diz respeito à capacidade de determinação com que nos consistimos quando pensamos em realizar algo.
A realização de algo é o fundamento básico do desenvolvimento. É o quanto podemos relacionar à nossa lista de realizações que explica os princípios do desenvolvimento. Daí a importância que se deve dar à potencialidade de estarmos determinados, de nos dispormos aos movimentos dos caminhos que levam às elaborações. E não é pouca coisa, já que, via de regra, esses caminhos quase sempre nos revelam situações de cansaços, de tortuosas vias e de vontade de desistir. A determinação é o que vence esses vieses.
Já foi conversado por aqui sobre a determinação, mas nunca é demais. Quando se atribui um significado ao que se quer, o próximo passo é municiar-se da capacidade de estar determinado às intempéries... Que serão muitas, diga-se de passagem.
E estar determinado a algo exige alguns pressupostos: preparo físico, preparo mental, capacidade de planejamento e de elaboração de estratégias, organização, estabelecimento de parcerias etc. São trilhas em que se deve olhar para si próprio, sem esquecer as relações externas que se estabelecem.
E a determinação é um caminho de esforço, de não olhar muito para as conquistas (ou fracassos); deve-se, sobretudo, aprender a enxergar-se diante desses momentos... é como nos comportamos diante dos sucessos e das derrotas que se estabelece a nossa mentalidade de determinação.
O estabelecimento dessa mentalidade vai ser o princípio fundamental dos processos de realização pessoal, em todos os níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário