terça-feira, 15 de agosto de 2017

Anotações - Um pouco mais de crítica à lição de casa

Falei, aqui, na semana passada de minhas críticas à lição de casa, prática adotada por alguns professores. E resolvi acrescentar mais algumas reflexões, espero que vocês não se importem com minhas divagações contrárias a essa prática.
Minha filha está no primeiro ano do ensino médio e acompanho seu sofrimento na realização das ditas tarefas... E é sofrimento mesmo! Mas, além do sofrimento, o que mais me chama a atenção é a percepção da perda de tempo... da perda de tempo e da desmotivação. Minha filha, que é até uma boa aluna, verbaliza bem essa questão da falta de significado em realizar aquela atividade, o que, na minha opinião, cria um aspecto desmotivador para a realização daquilo. Em minha última observação, ela estava realizando uma lição de casa, que se desdobrava no preenchimento de algo em torno de 7, 8 páginas de papel almaço, que seriam entregues à professora, à guisa de trabalho a ser avaliado... Ufa, só de imaginar o trabalho que a professora vai ter em corrigir esse trabalho, fico pensando em um outro trabalho, talvez do mesmo quilate, mas que poderia trazer resultados mais significativos: a professora, em vez de estimular as realizações individuais e desestimuladoras das lições de casa, juntaria a turma na sala de aula e criaria situações de debates reflexivos em torno de cada questão... ou de questões previamente selecionadas. Consegue visualizar?
Seria bom que os educadores percebessem o valor dessa prática pedagógica dos debates reflexivos, em que não interessam muito os acertos e erros, mas a construção do pensamento nos questionamentos importantes. Que valorizaria - e muito! - o papel do professor como mediador... Coisa que nunca veremos na prática das lições de casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário